Nesta semana, a secretária municipal de Educação, Stela Lawall, acompanhada da coordenadora pedagógica Diênifer Züge, marcou presença no Fórum Estadual Ordinário UNDIME/ RS 2023, no auditório da Feevale, em Novo Hamburgo (RS).
O evento voltado aos dirigentes municipais de Educação do Estado, tem como tema nesta edição “Aprendizagem e Financiamento: Desafios da Educação Municipal”, ocorrendo entre a terça, quarta e quinta-feira (dias 25, 26 e 27).
Conforme a secretária da pasta, o palestrante, professor e especialista em Educação Infantil Paulo Sergio Fochi, promoveu uma reflexão sobre o valor da primeira infância na gestão educacional.
Em Cachoeira do Sul
Servidores da área de Educação Infantil, incluindo professores, monitores, atendentes e profissionais da Sala de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) da rede municipal de ensino, também participaram do II Fórum TEAcolhe, em Cachoeira do Sul (RS).
O encontro de formação, que ocorre no Abril Azul, mês de conscientização sobre autismo, aconteceu ontem (26) no auditório central da Ulbra, reunindo representantes das secretarias de Educação dos municípios da região da AMCSerra desde a última terça-feira (25), com encerramento marcado hoje (27).
O TEAcolhe é um Centro Macrorregional de referência em transtorno do espectro autista (TEA) que foi inaugurado em novembro de 2021. A coordenadora atual é a terapeuta, especialista em TEA e coordenadora da Macro Vales, Daniela Von Rohr. O evento foi ministrado pela psicóloga clínica e supervisora em Intervenção Precoce Comportamental Intensiva e Naturalística, Fernanda Dantas de Menezes
O Centro atua na retaguarda técnica assistencial e no suporte pedagógico de 63 municípios, entre eles Cerro Branco. São cinco profissionais, três deles com formação específica em autismo, atuando na qualificação e na organização das redes locais de apoio no atendimento ao TEA na macrorregião de saúde dos Vales.
Palavra da secretária
“Os eventos marcam momentos de estudos e reflexão sobre a Educação, cuja necessidade vem ao encontro do trabalho realizado nas escolas, objetivando instrumentalizar os profissionais neste desafio que é a inclusão nas escolas”, enfatiza Stela Lawall.
Texto e fotos: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Gabinete
Cerro Branco