DIA D DA VACINAÇÃO | A campanha de Vacinação Contra a Gripe de 2023 do Ministério da Saúde dá a largada com o Dia D da Vacinação neste sábado (6). As vacinas contra a influenza serão aplicadas na Sala de Vacinação do Posto de Saúde Central (ESF 1), das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.
O objetivo é ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários. Confira quem deve receber o reforço anual:
. Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
. Trabalhadores da Saúde;
. Idosos com 60 anos ou mais;
. Pessoas com deficiência;
. Pessoas com comorbidades;
. Gestantes;
. Puérperas;
. Trabalhadores da Educação;
. Caminhoneiros;
. Trabalhadores do Transporte Coletivo (motoristas e cobradores).
"É fundamental que as pessoas incluídas nestes grupos compareçam no posto de saúde para atualizar a vacinação", enfatiza o secretário de Saúde, Ivan Seckler.
Importante
A população deverá se dirigir à unidade de saúde portando a carteira de vacinação. Também serão realizadas vacinas contra Covid-19 e demais vacinas em crianças, incluindo a regularização de doses em atraso.
Conforme Seckler, a vacinação contra a influenza minimiza a carga viral e previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas e a sobrecarga dos serviços de saúde. "A vacinação é uma das medidas para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos. Além de contribuir com a redução da circulação viral na população, especialmente entre grupos que apresentam condições e fatores de risco", afirma.
Saiba mais
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas influenza trivalentes que serão utilizadas nesta campanha apresentam três tipos de cepas de vírus em combinação: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B linhagem Victoria.
Texto: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Gabinete
Cerro Branco