COMBATE À DENGUE | Os dias de sol e chuva são a combinação perfeita para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Por conta disso, a prevenção ao mosquito deve ser mantida, sendo fundamental eliminar os focos do mosquito e ficar atento para o surgimento dos primeiros sintomas da doença.
Em Cerro Branco, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem realizado orientações diversas aos moradores através de comunicação nos domicílios, traçando pontos estratégicos com visitas quinzenais em estabelecimentos e locais como borracharias, oficinas, cemitérios e outros.
Plano de Contingência
Diante disso, agentes comunitárias de saúde e de endemias intensificam o trabalho de rastreio de larvas, como parte do Plano de Contingência das Arboviroses, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) e que está em vigência no município.
A medida visa a prevenção e o combate de doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos, como a dengue e outras doenças comuns em áreas urbanas, como a zika e o chikungunya – todas transmitidas pelo Aedes aegypti.
Conforme a enfermeira Kelly Becker, o plano traz todos os passos para atendimento ao paciente suspeito de dengue, bem como todos setores envolvidos, como Secretaria da Saúde, da Educação, Obras e Assistência Social.
Até o momento, nenhum caso de dengue foi registrado em Cerro Branco.
Texto: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Gabinete
Cerro Branco