"Salve, salve, Cerro Branco. Os teus lindos arrozais. Salve os filhos desta terra, que não te esquecem jamais...". Nesta sexta-feira, 12 de maio de 2023, Cerro Branco celebra 35 anos de história. Foi no ano de 1988, pela lei estadual nº 8628, que o município conquistou a tão almejada emancipação político-administrativa, desmembrando-se de Cachoeira do Sul.
Situado na região Central do Rio Grande do Sul, Cerro Branco é a capital do Arroz-semente, sendo o 325º município mais antigo do Estado. Com raízes tipicamente alemãs e italianas, a cidade é conhecida pelo cerro de rochas abruptas brancas que dá origem ao seu nome. Destaca-se pelas suas riquezas naturais, produção agrícola e pela hospitalidade, humildade e força de seu povo.
Ao ser emancipado, o município viu diante de si o desafio de construir seu caminho a partir do nada, também os pioneiros colonizadores tinham pela frente inúmeros desafios a vencer. Com luta, fé e força de vontade, nosso povo venceu e progrediu, situando Cerro Branco no mapa e no coração de todos os filhos desta terra e que aqui foram acolhidos.
Assim, constituímo-nos alicerçados pelas virtudes do trabalho, da lealdade e do amor que regem a nossa comunidade. “Cerro Branco, teu progresso, é um símbolo de sucesso. É um grito de liberdade”. Parabéns, Cerro Branco e a todos os cerro-branquenses que se orgulham de viver aqui. Este é só o início de um legado e história que escrevemos juntos. Viva 35 anos!
Trechos extraídos do Hino de Cerro Branco, com letra de Ilceo Carlos Mergen e música de Álvaro Fernando Lewis de Araújo.
AGENDA DO MUNICÍPIO
A programação alusiva ao aniversário do município integra uma série de eventos durante o mês de maio, que inclui o Baile de Escolha das Soberanas e 35º aniversário do município neste sábado (13), encontros de motociclistas, jipeiros e gaioleiros, e o Campeonato de Futsal. Além de bailes, festas, shows, palestra e muito mais! Confira a agenda completa aqui.
PARA PUBLICAR
Nas redes sociais, publique fotos de pontos turísticos do município usando a tag #CerroBranco35Anos contando porque você se orgulha de viver em Cerro Branco.
Texto: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Gabinete
Cerro Branco