Turismo cerro-branquense é reconhecido no Mapa do Turismo Brasileiro

Cultura - Sexta-feira, 19 de Maio de 2023


Turismo cerro-branquense é reconhecido no Mapa do Turismo Brasileiro

MAPA DO TURISMO BRASILEIRO | O turismo cerro-branquense entrou para o Mapa do Turismo Brasileiro 2023 nesta semana, recebendo a certificação do Ministério do Turismo por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores do PRT. 

 

O documento certifica que o município de Cerro Branco integra o Mapa do Turismo Brasileiro, registrado no sistema nacional de informações. O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) também foi reconhecido este ano pela ministra de Estado do Turismo, Daniela Carneiro, e pela secretária (substituta) de Sustentabilidade, Desenvolvimento Territorial e Infraestrutura em Turismo, Débora Vieira Barboza. 

 

O título se dá por cumprir os requisitos exigidos no sistema do Mapa Brasileiro, que compreende, além de outras exigências, três empresas cadastradas no CADASTUR, lei orçamentária, atas de reuniões anuais do Conselho Municipal e a lei de criação do turismo (nº 1710 de 2017). 

 

Este trabalho é desenvolvido pela secretária de Desporto, Turismo e Cultura (SMDTC), Scheila Fritz, que atua como interlocutora regional, junto com o prefeito Edson Lawall e a presidente da Associação de Turismo da região Centro-Serra (ATURCSERRA), Cristiane Sabin, responsável pela renovação e abastecimento de informações no sistema. 

 

“O turismo não envolve só pontos turísticos, mas todo o trabalho de eventos realizados, que depende de empreendedores que invistam em projetos de parceria público-privada”, destaca o prefeito Edson Lawall. Portanto, estes títulos atestam o reconhecimento de um trabalho bem executado, acrescenta ele. 

 

Papel de destaque 

 

Nesta semana, a secretária de Desporto, Scheila Fritz, participou de um encontro com a Celetro em Cachoeira do Sul com autoridades e comemora o êxito dos eventos realizados nos últimos meses, atraindo público de milhares de pessoas de toda a região.

 

Entre esses, destacam-se o Encontro de Motociclistas e de Jipeiros e Gaioleiros e o Baile de Escolha das Soberanas. Além dos projetos do Lago Municipal, revitalização da Praça Coronel José Weber, manutenção, embelezamento e conservação dos espaços públicos, entre outros. 

 

Recurso da Lei Paulo Gustavo 

 

O município também foi contemplado com uma verba no valor de R$ 61.642,49, proveniente da Lei Paulo Gustavo, que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural em decorrência dos impactos da pandemia da covid-19.

 

* Atualizado em 23/05, às 08h18

 

Texto: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Gabinete

Prefeitura Municipal


Cerro Branco