No dia 11 de junho acontece a Tradicional Festa do Padroeiro de Cerro Branco. O evento, promovido pela Paróquia Santo Antônio com apoio da Prefeitura Municipal, prevê uma procissão motorizada e missa festiva em Ação de Graças pelos 30 anos da unidade religiosa.
Na manhã desta quarta-feira (31), o pároco Alessandro Müller, entregou o convite da festividade ao prefeito Edson Lawall. “Aproveitamos a oportunidade para convidar toda a comunidade a se fazer presente nos festejos”, convida o padre.
A Festa do Padroeiro ocorrerá em um domingo, nas dependências da Paróquia Santo Antônio, situada na Rua Francisco José Zappe, bairro Santo Antônio. Ingressos a R$ 35; confira abaixo a programação.
Padroeiro de Cerro Branco
O Dia de Santo Antônio, também conhecido como Santo Casamenteiro, é comemorado em 13 de junho. Em Cerro Branco, a data é considerada feriado, devido ao santo ser o padroeiro da cidade.
O feriado religioso foi instituído pela Lei Orgânica nº 012/89, de 13 de março de 1989, promulgada pelo primeiro prefeito do município, Bodo Rolando Weber.
A primeira paróquia de Cerro Branco, a Paróquia Santo Antônio, foi fundada em 30 de junho de 1993. A unidade coordena as demais paróquias do município e pertence à Mitra Diocesana de Cachoeira do Sul.
O santo, um frade intelectual notável à época, morreu em 13 de junho de 1231, e, por isso, é o homenageado das festas juninas. Nas igrejas católicas, ele inspira ainda as trezenas (13 noites de reza, de 1º a 13 de junho), ritual realizado por devotos.
Programação
9h30 – Procissão motorizada do Posto de Januário até a Matriz, onde haverá a Bênção dos Veículos;
10h – Missa festiva em Ação de Graças pelos 30 anos da Paróquia Santo Antônio;
12h – Almoço com buffet. Churrasco (gado, porco e galeto), arroz, cucas, saladas diversas e sobremesa;
15h – Reunião dançante com a banda Os Manús;
17h – Sorteio da Ação Entre Amigos.
Durante todo o dia haverá copa e cozinha.
Prestigie!
Texto e arte: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Gabinete
Cerro Branco