EDUCAÇÃO DE QUALIDADE | Alunos, professores e a gestão municipal têm um grande motivo para comemorar. Recentemente, Cerro Branco se destacou no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers). O município aparece na 157ª posição do ranking que mede o conhecimento de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio nas disciplinas de Português e Matemática.
A educação cerro-branquense também apresentou um aumento no índice de Qualidade da Alfabetização (IQA), avaliado em 60,357, e na Qualidade dos Anos Iniciais (IQI), medida em 60,526, e nos Anos Finais (IQF), que pontuou 48,571, obtendo um índice de Aprovação (IA) de 98,8. Dessa forma, o município dá um salto na qualidade de sua educação.
Mais recursos
Além de medir a qualidade da educação gaúcha, o levantamento dá base ao Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers), que será levado em conta para distribuir o dinheiro do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos 497 municípios gaúchos a partir de 2024, possibilitando o aumento de recursos para o setor.
O Saers tem como base o desempenho de 336.467 alunos dos ensinos Fundamental e Médio em escolas públicas gaúchas.
Investimento e comprometimento
Conforme a secretária de Educação e primeira-dama Stela Lawall, o município vê um aumento significativo no desempenho de seus alunos na avalição do Saers. “Este resultado demonstra que com investimento adequado e comprometimento, é possível fazer a diferença e promover uma educação pública de qualidade”.
Entre as últimas medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME), estão a reforma de escolas, a aquisição de telas interativas, promovendo a digitalização do ensino, a compra de novo veículo (caminhonete Fiat Strada) para o transporte da alimentação escolar e outras atribuições, e a formação continuada de professores e servidores.
O prefeito Edson Lawall reiterou seu compromisso em continuar investindo na educação e em oferecer o melhor para as crianças e jovens da nossa comunidade. “Para evoluir na educação, nosso principal foco é a questão pedagógica. A parte administrativa é importante, mas o centro da escola deve estar voltado ao aluno para que o aprendizado se desenvolva”.
Os números:
Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (IMERS): 62.4927;
Posição no ranking: 157°;
Índice de Qualidade da Alfabetização (IQA): 60,357;
Índice de Qualidade dos Anos Iniciais (IQI): 60,526;
Índice de Qualidade dos Anos Finais (IQF): 48,571;
Índice de Aprovação (IA): 98,8.
* Com informações de GZH.
Texto: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Gabinete
Cerro Branco