AGENDA DA EDUCAÇÃO | A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Cerro Branco participou, nesta segunda-feira (23), da etapa regional da Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2024. O evento, ocorrido no Salão Paroquial Católico de Sobradinho, reuniu autoridades, gestores e servidores municipais de Educação dos 13 municípios integrantes da Associação dos Municípios do Centro Serra (AMCSerra).
O encontro objetiva a discussão e a análise de proposições na Educação para o novo Plano Nacional de Educação (PNE), com vigência por dez (10) anos (decênio 2024-2034). Os trabalhos foram conduzidos pelo Fórum Municipal de Educação de Sobradinho, onde os municípios apresentaram suas demandas e moções. Na ocasião, os representantes municipais decidiram, por meio de votação, as principais propostas que representarão a região na etapa estadual.
Em seguida, serão eleitos delegados regionais que levarão as propostas para as demais conferências. A etapa estadual ocorrerá nos dias 16 e 17 de novembro em Porto Alegre e a conferência nacional está marcada para os dias 28, 29 e 30 de janeiro, em Brasília (DF). Em 2024, serão apresentadas as 20 metas nacionais da Educação a serem cumpridas na vigência.
Demandas do município
Na última sexta-feira (20), a SME promoveu a etapa municipal da conferência. A reunião, ocorrida no plenário da Câmara de Vereadores de Cerro Branco, contemplou a apresentação e alinhamento de propostas e demandas em âmbito local e o debate dos eixos que farão parte do documento final da CONAE 2024.
A conferência municipal da Conae 2024 foi intermediada pela secretária de Educação, Stela Lawall, e contou com a presença de membros de conselhos e do fórum municipal de Educação de Cerro Branco e demais servidores do setor.
Saiba mais
A CONAE tem como tema nesta edição “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.
Por meio da CONAE, o Fórum Nacional da Educação (FNE) e o Ministério da Educação (MEC) buscam garantir um espaço democrático de discussão e de preservação da qualidade social da Educação Pública.
O documento orientador faz referência à Educação Inclusiva e à Educação Ambiental, bem como o combate à discriminação, desigualdades e preconceitos. Também reforça a importância da realização de avaliações constantes com alunos das turmas de nonos anos para definir metas anuais, visando à melhoria do índice de desempenho dos estudantes.
Nossas Histórias 2023
A Educação cerro-branquense também marcou presença no evento Nossas Histórias 2023 da Editora Gaúcha em Porto Alegre.
As servidoras municipais da SME, coordenadora pedagógica Diênifer Züge e nutricionista Aline Souto participaram da comemoração realizada nesta segunda-feira (23) no Instituto Caldeira.
O evento, direcionado para municípios parceiros convidados, contou com a presença especial de Daiane dos Santos, Campeã Mundial de Ginástica Artística, do vocalista da banda de rock Nenhum de Nós e escritor Thedy Corrêa e de outras personalidades que marcam a literatura e a cultura gaúcha.
Texto: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Gabinete
Cerro Branco