BAILE DA QUARTA COLÔNIA | O Baile de Integração da Imigração Alemã da Quarta Colônia Santo Ângelo movimentou Cerro Branco na última sexta-feira (10), trazendo cerca de 400 pessoas vindas em cinco ônibus de três municípios para festejar os 166 anos da Imigração Alemã.
O evento temático alemão foi animado pelo som do Grupo Musical Cerro Branco, tornando a quadra do Ginásio Poliesportivo Bodo Rolando Weber uma animada pista de dança com apresentações artísticas e culturais, como do grupo de Coral Vozes da Felicidade, da Associação de Idosos de Agudo e do grupo de danças alemãs, Immer Frohsinn.
O grupo agudense formado por idosas realizou três apresentações musicais tipicamente trajadas de fridas, animando o público presente. A equipe da SMDS de Cerro Branco também promoveu uma peça teatral divertida que abordou as diferentes fases da vida, da infância à terceira idade.
Na oportunidade, a Cooperativa Escolar Projeto Jovens Marceneiros (COOEJOMA) e o Grupo de Artesãs expuseram em estandes peças de artesanato, costura e outros artigos confeccionados artesanalmente.
Autoridades presentes
No ato inaugural da festividade, foram convocadas as comitivas representantes dos municípios para apresentação e imposição de suas bandeiras em desfile ao público.
Da comitiva de Agudo, foram recebidos integrantes dos seis grupos da terceira idade do município, incluindo o vice-prefeito Pedro Álvaro Júnior, a Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação Maria Rosângela Roubuste e a coordenadora do Programa Criança Feliz, Rosélia Rodrigues. Além da presidente da Associação dos Idosos Neri Cassel, da dirigente do Conselho do Idoso Dilsa Roos de Bem e da Corte de Soberanas da Melhor Idade.
De Paraíso do Sul, o prefeito Artur Arnildo Ludwig, secretários, coordenadores dos grupos de terceira idade e Soberanas da Melhor Idade. Representando Novo Cabrais, estiveram presentes o prefeito Leodegar Rodrigues, a secretária de Trabalho e Assistência Social e primeira-dama Dameane Bilha Rodrigues e a corte de Soberanas da Melhor Idade.
O prefeito de Cerro Branco Edson Lawall conduziu a cerimônia de abertura do baile acompanhado da secretária de Educação e primeira-dama Stela Lawall, do vice-prefeito e secretário de Saúde Ivancur Seckler e da secretária de Desenvolvimento Social Marli Schuller Hoffmann.
O chefe do executivo municipal também foi acompanhado pelo presidente da Associação de Idosos Dari Gilberto Volz e pelo presidente do Conselho do Idoso, Iedo Petermann, além da Corte de Soberanas e dos Grupos da Melhor Idade de Cerro Branco.
Acompanharam a comitiva municipal os secretários de Desporto Scheila Fritz e de Obras, Charles Petermann, o assessor jurídico Manoel Felix, e a coordenadora do CRAS, Ana Cláudia Kasburger, responsável pela locução e organização do evento juntamente com as equipes da SMDS e do CRAS.
Nota
A gestão municipal de Restinga Sêca informou que não pode se fazer presente no evento devido a problemas de saúde em parte da comitiva que representaria o município na ocasião.
Saiba mais
O Baile da Quarta Colônia é realizado pela Prefeitura Municipal de Cerro Branco através da Associação de Idosos do município (AIMCB) juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS) e CRAS, em parceria com municípios vizinhos que compõem a Colônia de Santo Ângelo.
Agenda
O Baile da Colônia de 2024 ocorrerá no município de Novo Cabrais no dia 17 de novembro.
A história da Colônia de Santo Ângelo
Em novembro de 1857 aconteceu o desembarque dos primeiros imigrantes alemães destinados para a Colônia Santo Ângelo, assentada em matos devolutos entre o Rincão do Paraíso e o Cerro Agudo, local escolhido pela comissão formada pela Câmara de Cachoeira para tal fim. A destinação de colonos foi a alternativa encontrada pelo governo imperial para a ocupação e o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul.
Os imigrantes alemães dedicaram-se primeiramente à agricultura. Deram um impulso imenso ao progresso de nosso município. A Colônia Santo Ângelo acabou constituindo distritos coloniais imprescindíveis à economia da região.
Tornando-se parte do 1º distrito de Cachoeira do Sul, estendendo-se à margem esquerda do Rio Jacuí até a margem direita do Rio Botucaraí. A sede da Colônia encontra-se, hoje, na cidade de Agudo. Devido à mobilidade dos colonos na busca por melhores e mais terras, em função do rápido crescimento das famílias que depois de apenas uma geração necessitavam ampliar as áreas de suas propriedades. Logo sua influência e presença se fez marcante nos vizinhos municípios de Restinga Sêca, Paraíso do Sul, Cerro Branco e Novos Cabrais.
Texto: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Gabinete
Cerro Branco