Na manhã de ontem (27.05), o Prefeito Edson Lawall confirmou que o Município decretou Calamidade Pública.
Cerro Branco passou por chuvas intensas no início do mês, o qual acarretou inúmeros danos a população, estradas totalmente destruídas, pontes caídas, entre outros.
O Município no dia 02 de Maio de 2024 Decretou Situação de Emergência através do Decreto Número 4151/2024, conforme orientações recebidas pela Defesa Civil.
Após ser feito o levantamento de todas as áreas afetadas, todos os pontos de destruição, no qual são inúmeros, no dia de ontem, o Prefeito Edson Decretou Calamidade Pública.
O Decreto Número 4168/2024 de 27 de Maio de 2024 foi encaminhado a Defesa Civil juntamente com o Ofício 074.2024 solicitando a reavaliação da homologação estadual da situação de anormalidade para Calamidade Pública. O Decreto está em análise pelo Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul, senhor Luciano Chaves Boeira.
Encaminhamos também relatórios emitidos pelo Setor de Engenharia da Prefeitura Municipal, apresentando e relatando diversos pontos de destruição no Município, juntamente com relatórios fotográficos das destruições.
De acordo com o Prefeito, o Município vive um cenário de destruição, e no entendimento dele e também de demais pessoas, não estamos em Situação de Emergência, e sim, de Calamidade Pública.
Agora estamos no aguardo da solicitação da reavaliação ser aprovada para que passamos a ser Calamidade Pública.
Texto: Willian Elesbão
Edição: Gabinete do Prefeito
Cerro Branco