CERRO BRANCO PARTICIPARÁ DO PROGRAMA FAMÍLIA GAÚCHA, DESENVOLVIDO PELA SECRETARIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E GOVERNO DO ESTADO.

Assistência Social - Quinta-feira, 18 de Setembro de 2025


CERRO BRANCO PARTICIPARÁ DO PROGRAMA FAMÍLIA GAÚCHA, DESENVOLVIDO PELA SECRETARIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E GOVERNO DO ESTADO.

O município de Cerro Branco irá participar do Programa Família Gaúcha, lançado oficialmente pelo Governo do Estado nesta quinta-feira (18), no Palácio Piratini, em Porto Alegre. A proposta prevê o fortalecimento da política de assistência social, proporcionando um acompanhamento individualizado para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Representando o prefeito Bruno Luciano Radtke no ato de lançamento do programa, estiveram  presentes a Secretária de Desenvolvimento Social, Marli Schuller Hoffmann, e a Secretária de Governo, Planejamento e Turismo, Dinéia D'Ávila Anneter. A cerimônia contou com a presença do governador Eduardo Leite e do Secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel.

 

Acompanhamento

No município, 32 famílias serão contempladas. Cada grupo familiar receberá, por um período de 12 meses, um valor de R$ 200 mensais, com a possibilidade de um adicional de R$ 50 por criança menor de seis anos.

O programa, que faz parte do Plano Rio Grande, liderado pelo governador Eduardo Leite, tem o objetivo de proteger a população e reconstruir o estado, garantindo a inclusão e a emancipação social. Para isso, cada família será acompanhada por um Agente do Desenvolvimento Familiar (ADF), que irá auxiliar na criação de um Plano de Autonomia.

As famílias serão selecionadas com base no Índice de Vulnerabilidade das Famílias do RS (IVF/RS). Todo o processo será monitorado por um sistema do governo, garantindo transparência e eficiência.

 

Sobre o Programa Família Gaúcha

O programa foi desenvolvido pela equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) em parceria com consultores da Unesco. Seus principais pontos são:

 

Estratégia: Combina esforços do governo e de organizações sociais para enfrentar vulnerabilidades em áreas como assistência social, saúde e educação.

 

Apoio Financeiro: Realiza a transferência de renda através do Cartão Cidadão.

 

Emancipação: As famílias que cumprirem pelo menos 11 dos 15 subcritérios estabelecidos são consideradas emancipadas do programa.

 

Monitoramento: As famílias recebem um "tabuleiro lúdico" para acompanhar seu progresso, e o estado fornece agentes e veículos para assegurar o acompanhamento integral.

 

IMAGEM: Secretárias Marli e Dinéia, juntamente do Secretário Beto Fantinel.                     Foto/Divulgação

Prefeitura Municipal


Cerro Branco