Onde procurar atendimento:
Quem tiver sintomas de dengue pode buscar atendimento em qualquer posto de saúde do município.
Quando procurar atendimento:
Ao sentir os primeiros sintomas da doença, é importante manter o corpo hidratado, bebendo muita água ou soro caseiro. Se houver agravamento dos sintomas, é preciso buscar atendimento médico para tratamento. Casos muito graves podem requerer internação.
Encontrou algum criadouro do mosquito?
Entre em contato com a Vigilância Ambiental do município pelo 0800 000 3904.
Prevenção:
Como o mosquito se reproduz em áreas com água parada, a prevenção mais eficiente para combater o mosquito é evitar que ele nasça, eliminando os locais com água parada:
- Comedouro e bebedouro dos animais domésticos – Esfregar e limpar todos os dias ao trocar a água
- Plantas como bromélias – O mais indicado é substituir por outros tipos de plantas que não acumulem água
- Caixa de água sem tampa – Manter tampados e usar telas milimétricas para cobrir. Esfregar o interior com água e sabão.
- Piscinas – Manter a água tratada com cloro e, se cobrir com lona, lembrar de colocar uma bola embaixo da lona para facilitar o escoamento da água
- Pneus com água dentro – Esvaziar e limpar. Usar areia para secar ou colocar seco em local coberto
- Garrafas, latas, embalagens, vidros – Esvaziar e esfregar. Manter apenas com tampa fechada. Descartar no lixo seco ou armazenar em local coberto
- Vasos sanitários sem uso – Esfregar e manter tampados
- Pratinhos de folhagens dentro e fora de casa – Tirar a água ou encher o pratinho com areia
- Lixo sem tampa – Esfregar e limpar. Usar tampa vedando para evitar água
- Calha de água – Remover folhas e materiais que impede o escoamento da água
- Ralos do pátio e dentro de casa - Colocar telinha milimétrica (pode ser uma peça de tule) para evitar que a fêmea entre para colocar ovos
- Plantas aquáticas – Trocar a água dos vasos e lavar com escova, água e sabão uma vez por semana
Outra medida é evitar que o mosquito pique, passando repelente em áreas expostas do corpo, instalando telas contra mosquitos, deixando portas e janelas fechadas e usando roupas compridas ou grossas.
Sintomas mais comuns da Dengue Clássica
- Febre alta (39º a 40ºC) e de início repentino;
- Dor de cabeça ou atrás dos olhos
- Dores musculares ou nos ossos;
- Falta de apetite;
- Náuseas, tonturas e vômitos;
- Manchas vermelhas na pele.
Sintomas mais graves, que podem caracterizar a Dengue Hemorrágica:
- Sangramentos, em partes como o nariz e a boca;
- Forte dor no abdômen;
- Vômitos persistentes;
- Desidratação, com a boca seca e muita sede;
- Olhos vermelhos;
- Aparecimento de sangues na urina.
A doença pode se apresentar de duas maneiras: assintomática (sem sintomas) e sintomática (com sintomas). Normalmente, a doença fica presente no corpo da pessoa por um período entre 7 a 10 dias, no entanto, o período de recuperação é marcado pelo cansaço, que pode se estender por mais de uma semana.
Sobre a Doença:
A Dengue é classificada como uma arbovirose, causada por um vírus do gênero flavovírus. Dentro desse gênero de vírus, existem quatro sorotipos conhecidos: o DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.
Apesar de haver 4 sorotipos do vírus da doença, as formas como cada um se apresenta são bastante similares. Cada um dos sorotipos pode desenvolver formas diferentes, dependendo do organismo de cada pessoa - desde a não manifestação dos sintomas até quadros graves.
Segundo estudos, é possível contrair a dengue uma vez para cada um dos 4 sorotipos. Após a infecção pelos sorotipos, a pessoa se torna imune àquele tipo, mas não aos demais.
Por exemplo, se uma pessoa for contaminada com o sorotipo DENV-2, após a recuperação ela estará imune ao sorotipo DENV-2. Mas poderá pegar ainda os outros 3 sorotipos.
Aedes aegypti
- A principal característica do mosquito e que permite a identificação da espécie Aedes aegypti é a sua aparência. O mosquito que transmite a dengue é ligeiramente menor que um mosquito comum. A grande diferença é a presença de listas brancas no tronco, na cabeça e nas pernas (como na imagem acima).
O período de maior atividade do mosquito é durante o amanhecer e o entardecer, por isso a aplicação de inseticidas nas ruas da cidade costumam acontecer durante esses períodos.
Os mosquitos da espécie vivem em média 30 dias. Durante esse período, as fêmeas podem colocar de 150 a 200 ovos, que podem gerar mosquitos contaminados caso a fêmea já esteja com o vírus no organismo.
A contaminação do mosquito pelo vírus acontece quando o mosquito pica uma pessoa infectada.
Além da dengue, a espécie ainda transmite Chikungunya e o Zika Vírus e pode também transmitir a Febre Amarela.