.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda-Feira a Sexta-Feira das 7:45 às 11:45 e das 13:00 às 17:00 Horas

Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 03 de Março de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Comitiva visita região em busca de estratégias para combater estiagem

Ação objetiva a coleta de informações em municípios da região Centro-Serra, com o intuito de aprimorar o programa de proteção de nascentes e captação de água através de fonte drenada em Cerro Branco


Comitiva visita região em busca de estratégias para combater estiagem

Diante da estiagem que assola o estado gaúcho, Cerro Branco tem preparado uma série de medidas para enfrentar a situação no campo e na cidade. Com um decreto de emergência em vigor desde dezembro último, o município se mantém em busca de recursos e estratégias para mitigar os efeitos da seca prologada.

 

Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente (SMAPMA), juntamente com a Emater-RS Ascar de Cerro Branco, representadas pelo secretário da pasta Paulo Unfer e o engenheiro ambiental, Carlos Roberto dos Santos e pelo chefe da Emater, Hanei Bredow, estiveram em comitiva de visita nesta quinta-feira (2) às cidades de Passa Sete e Lagoa Bonita. 

 

A ação objetiva a coleta de informações em municípios da região Centro-Serra que já adotam tais práticas, com o intuito de aprimorar o programa de proteção de nascentes e captação de água através de fonte drenada em de Cerro Branco. 

 

Conforme Unfer, este conhecimento permite a execução de práticas sustentáveis que visam a preservação e a manutenção de nascentes, “possibilitado que o agricultor tenha água na sua propriedade e proteja sua fonte”, completa.

 

"Nesta visita foi possível conhecer na prática o desenvolvimento do programa com visita in loco em algumas fontes já recuperadas e protegidas", resume o secretário da SMAPMA.

 

Medidas de enfrentamento

 

Entre as ações para o enfrentamento da estiagem no município, o prefeito Edson Lawall destaca a manutenção de nascentes, a instalação de bebedouros e a construção de fontes drenadas. Essas ações, elaboradas através de um esforço cooperativo entre as secretarias da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente e de Obras, “são essenciais para combater a escassez de água e garantir o consumo humano e animal”, frisa.

 

Plantão 24h

 

Para comunicar problemas de desabastecimento de água, ligue para o Plantão da Água: (51) 3725 1336 (disponível 24 horas de segunda à sexta-feira e sobreaviso no fim de semana). Para outras informações, entre em contato com a Secretaria de Agricultura no (51) 3725 1255 ou de Obras pelo (51) 9 9534 9549.

 

Texto: Gabriel Rodrigues 
Edição: Assessoria de Gabinete

401 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerro Branco - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.