Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 03 de Março de 2023

Comitiva visita região em busca de estratégias para combater estiagem

Ação objetiva a coleta de informações em municípios da região Centro-Serra, com o intuito de aprimorar o programa de proteção de nascentes e captação de água através de fonte drenada em Cerro Branco

Comitiva visita região em busca de estratégias para combater estiagem

Diante da estiagem que assola o estado gaúcho, Cerro Branco tem preparado uma série de medidas para enfrentar a situação no campo e na cidade. Com um decreto de emergência em vigor desde dezembro último, o município se mantém em busca de recursos e estratégias para mitigar os efeitos da seca prologada.

Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente (SMAPMA), juntamente com a Emater-RS Ascar de Cerro Branco, representadas pelo secretário da pasta Paulo Unfer e o engenheiro ambiental, Carlos Roberto dos Santos e pelo chefe da Emater, Hanei Bredow, estiveram em comitiva de visita nesta quinta-feira (2) às cidades de Passa Sete e Lagoa Bonita.

A ação objetiva a coleta de informações em municípios da região Centro-Serra que já adotam tais práticas, com o intuito de aprimorar o programa de proteção de nascentes e captação de água através de fonte drenada em de Cerro Branco.

Conforme Unfer, este conhecimento permite a execução de práticas sustentáveis que visam a preservação e a manutenção de nascentes, “possibilitado que o agricultor tenha água na sua propriedade e proteja sua fonte”, completa.

"Nesta visita foi possível conhecer na prática o desenvolvimento do programa com visita in loco em algumas fontes já recuperadas e protegidas", resume o secretário da SMAPMA.

Medidas de enfrentamento

Entre as ações para o enfrentamento da estiagem no município, o prefeito Edson Lawall destaca a manutenção de nascentes, a instalação de bebedouros e a construção de fontes drenadas. Essas ações, elaboradas através de um esforço cooperativo entre as secretarias da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente e de Obras, “são essenciais para combater a escassez de água e garantir o consumo humano e animal”, frisa.

Plantão 24h

Para comunicar problemas de desabastecimento de água, ligue para o Plantão da Água: (51) 3725 1336 (disponível 24 horas de segunda à sexta-feira e sobreaviso no fim de semana). Para outras informações, entre em contato com a Secretaria de Agricultura no (51) 3725 1255 ou de Obras pelo (51) 9 9534 9549.