Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 22 de Junho de 2023

Município é contemplado com mais de R$ 101 mil para escavação de microaçudes

Recurso é proveniente do Programa Avançar RS, que beneficia famílias rurais afetadas pela estiagem. Prefeito foi a Porto Alegre garantir o repasse da segunda parcela do Programa Pavimenta para conclusão das obras na Avenida Doze de Maio; veja fotos

Município é contemplado com mais de R$ 101 mil para escavação de microaçudes

O município de Cerro Branco foi contemplado com recursos estaduais que beneficiam o desenvolvimento rural, visando mitigar os efeitos da estiagem em propriedades rurais, e possibilitam a conclusão do projeto de revitalização da Avenida Doze de Maio, no Centro.

Entre os valores obtidos, R$ 101.759,99 são provenientes do Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural - Eixo Estratégico Irriga + RS para execução de microaçudes, incluindo cerca de R$ 3 mil de contrapartida municipal.

Arte: Gabriel Rodrigues/ Prefeitura Municipal de Cerro Branco

Famílias beneficiadas

O recurso, destinado a atender decorrências relacionadas à situação de emergência, visa a contratação de máquinas e a construção de estruturas de armazenagem de água em propriedades da agricultura familiar.

Serão contempladas 12 famílias rurais do município selecionadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Cerro Branco (COMDERCEB), seguindo critérios técnicos pré-estabelecidos. Veja fotos:

Microaçudes construídos em propriedades rurais de Cerro Branco visam mitigar efeitos da estiagem. Fotos: Prefeitura Municipal de Cerro Branco/ Divulgação

Saiba mais

O programa incentiva a utilização de reservatórios de água nas propriedades rurais para abastecer os sistemas de irrigação projetados, dessedentação animal e amenização dos impactos da estiagem, contribuindo para elevar a renda obtida pelos pequenos produtores rurais.

A empresa vencedora da licitação para prestar serviço de hora máquina foi a Fabiane Lindner LTDA – FL Transportes, de Novo Cabrais (RS). A execução do convênio é em parceria com a Emater/RS-Ascar de Cerro Branco, fiscalizada pelo técnico Hanei Bredow e pelo engenheiro civil da Prefeitura, Mateus da Costa.

Conclusão das obras na avenida

Para garantir a continuidade das obras de revitalização do trecho não-pavimentado de 329 metros de extensão da Avenida Doze de Maio, principal via central do município, o prefeito Edson Lawall esteve presente nesta última terça-feira (20) na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, em Porto Alegre.

A viagem teve como objetivo garantir a liberação da segunda parcela do pagamento do Programa Pavimenta RS, correspondente a R$ 240 mil (30% do valor total), para custear os serviços prestados pela empresa contratada, a Schulz Artefatos, de Venâncio Aires (RS).

Arte: Gabriel Rodrigues/ Prefeitura Municipal de Cerro Branco

O projeto tem um custo global de R$ 800 mil destinado à execução das obras de pavimentação da via, mais contrapartida municipal de R$ 200 mil, totalizando um investimento médio de R$ 1 milhão. Na fase inicial do projeto, R$ 240 mil (30% do custeio total da obra) já foi liberado. Na etapa final, será destinada a última parcela de R$ 320 mil (equivalente a 40%), que irá assegurar a conclusão da prestação de serviços.

Veja últimas fotos das obras na Avenida Doze de Maio:

Obras na via central do município devem seguir até agosto. Fotos: Gabriel Rodrigues/ Prefeitura Municipal de Cerro Branco

* Atualizado em 23/06, às 10:36.

Texto e artes: Gabriel Rodrigues