.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda-Feira a Sexta-Feira das 7:45 às 11:45 e das 13:00 às 17:00 Horas

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 15 de Agosto de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Vem aí 5ª Troca de Sementes Crioulas e 2º Resgate de Receitas com Histórias

Evento, que visa a preservação de sementes tradicionais e a valorização da gastronomia típica, acontece dia 24, no Chico Streck. Promoção é da Prefeitura de Cerro Branco, Emater e grupos de Trabalhadoras Rurais e Terceira Idade; veja programação


Vem aí 5ª Troca de Sementes Crioulas e 2º Resgate de Receitas com Histórias

AGENDA MUNICIPAL | Cerro Branco irá promover a 5ª edição de Troca de Sementes Crioulas e a 2ª edição do Resgate de Receitas com Histórias no dia 24 de agosto, no Centro de Múltiplo Uso Chico Streck. 

 

A feira propõe a partilha de semestres tradicionais e de receitas culinárias ensinadas por antepassados. Desta forma, busca preservar a cultura e a história da comunidade cerro-branquense, juntamente com o valor nutricional e a geração de renda proporcionada pela produção de alimentos. 

 

5ª Troca de Sementes Crioulas

 

Por meio dessa ação, produtores familiares, agricultores rurais e a população em geral trocam sementes, permitindo o acesso de todas as variedades de sementes crioulas, plantas medicinais, condimentares, aromáticas, flores, folhagens, frutíferas, raízes e tubérculos. 

 

As sementes crioulas são repassadas de geração a geração, sendo livres de modificação genética (insumos) através da interferência humana. Por meio delas, é que se tem origem praticamente todos os alimentos (arroz, feijão, milho, hortaliças, etc.). 

 

O objetivo é a manutenção futura das específicas e, também, o aumento da variedade de alimentos na mesa das famílias rurais, embelezamento das propriedades e melhorias na qualidade de vida. 

Última edição do evento realizada ano passado contou com a presença de produtores rurais e autoridades do município na Câmara Municipal de Vereadores de Cerro Branco. Fotos: Arquivo pessoal/ Divulgação

 

2ª Resgate de Receitas com Histórias

 

A ação tem como objetivo a apresentação de pratos com algum tipo de relação afetiva e histórica para os participantes das atividades, com foco na preservação da gastronomia típica e dos costumes e saberes dos antepassados e na valorização de produtos da agricultura familiar.

 

As inscrições para participar do 2º Resgate de Receitas com Histórias vão até a próxima segunda-feira (21), no escritório da Emater (anexo ao prédio da Secretaria de Agricultura); veja as regras abaixo. As melhores receitas irão integrar um livro que será lançado pela entidade.

 

Realização

 

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Cerro Branco através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Emater/RS-Ascar e Grupos de Trabalhadoras Rurais e Terceira Idade. 

 

5ª Troca de Sementes Crioulas e 2º Resgate de Receitas com Histórias acontecem no dia 24 de agosto, no Chico Streck. Artes: Gabriel Rodrigues/ Prefeitura Municipal de Cerro Branco

 

Contato

 

Para mais informações, entre em contato pelo fone: (51) 9 9880 3917.

 

Em Ibarama

 

Na última sexta-feira (11), o prefeito Edson Lawall e a extensionista social do escritório da Emater de Cerro Branco Cristina Renner Karsburg e a auxiliar administrativo Tassiana Breskow, participaram do evento Saberes, Sabores e Sementes Crioulas, em Ibarama (RS). 

Prefeito Edson Lawall e equipe do escritório municipal da Emater marcaram presença de evento na última sexta (11) em Ibarama. Fotos: Equipe Emater/ Divulgação

 

A atividade, desenvolvida no Salão Paroquial São Paulo Apóstolo, contou também com a presença do grupo de Mulheres Trabalhadoras Rurais e produtores rurais do município. 

 

O evento, ocorrido no Salão da Paróquia, tem como propósito a preservação de valores culturais e da agrobiodiversidade, além de evidenciar a cultura local.

 

Texto e artes: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Gabinete

672 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerro Branco - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.