.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda-Feira a Sexta-Feira das 7:45 às 11:45 e das 13:00 às 17:00 Horas

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 30 de Agosto de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Encontro promove troca de sementes crioulas e de receitas com histórias

Evento promovido pela Emater-RS em parceria com a Prefeitura e Celetro reúne produtores rurais para estimular a troca de sementes e a conservação de receitas tradicionais. Trabalhadoras rurais do município participaram de cerimônia de certificação


Encontro promove troca de sementes crioulas e de receitas com histórias

AGRICULTURA | Produtores familiares e membros da comunidade participaram da 5ª edição de Troca de Sementes Crioulas e da 2ª edição do Resgate de Receitas com Histórias. O evento, realizado na última quinta-feira (24) no Centro de Múltiplo Uso Chico Streck, contou com a participação de um público em torno de 85 pessoas. 

 

A Troca de Sementes Crioulas consiste em um espaço de interação colaborativa entre agricultores de diferentes localidades, facilitando o acesso às outras variedades. Dessa forma, auxilia no resgate, na melhoria genética e na armazenagem das variedades locais, além de estimular a troca de experiências e o trabalho cooperado.

 

A feira estimula a criação e a manutenção de bancos de sementes – reservatórios de sementes que objetivam a permanência destas culturas –, favorecendo a produção de alimentos, a segurança alimentar e nutricional e a agrobiodiversidade voltados à agricultura familiar.

 

Durante o encontro, os participantes trocaram variedades de feijão, de milho, moranga, mogango, abóbora, melão, amendoim e outras (confira a lista completa abaixo). 

 

Troca de receitas

 

Na ocasião, os participantes apresentaram pratos que possuem relação afetiva e histórica com seus antepassados, produzidos com produtos típicos a partir de costumes e saberes culturais. Entre estas, foram compartilhadas receitas de bolos, cucas, pães, bolachas, geleias e outras (veja a íntegra abaixo).  

 

A iniciativa é promovida pela Emater-RS Ascar de Cerro Branco e conta com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente e Celetro. A cooperativa de Cachoeira do Sul irá patrocinar a edição do livro que trarão as receitas apresentadas, retratando a cultura alimentar de Cerro Branco.

 

Entre as autoridades municipais, fizeram-se presentes no evento o prefeito Edson Lawall, o vice-prefeito Ivan Seckler, os secretários de Agricultura Paulo Unfer, de Obras, Charles Petermann e de Desenvolvimento Social, Rosane Beskow. 

 

Da Emater de Cerro Branco, a extensionista social rural Cristina Renner Karsburg e o chefe de escritório Hanei Verner Bredow, juntamente com o supervisor Francisco Palermo (Emater Santa Maria), a coordenadora social e nutricionista Andriéle Wansing e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores Familiares de Cerro Branco (STAF), Augusto Priebe.

5ª Troca de Sementes Crioulas e 2º Resgate de Receitas com Histórias ocorreu na última quinta (24), no Chico Streck. Evento contou com a participação de produtores rurais, membros da comunidades, autoridades municipais e apoiadores. Fotos: Gabriel Rodrigues/ Prefeitura Municipal de Cerro Branco 

 

Sementes Crioulas

 

. Variedades de feijão: feijão carioca, feijão guabiju, feijão de vagem, feijão milico, feijão de porco, feijão arroz, feijão tubiano, feijão branco, feijão preto, feijão caupi, feijão banana, dentre outras;
. Variedades de milho: milho cunha, milho brancão, milho comum, milho 8 carreira, milho pururuca, milho preto, dentre outras;
. Variedades de moranga: moranga, moranga da casca dura, moranga butiá, moranga redonda, moranga da casca verde, moranga da casca amarela, moranga curta e grossa, dentre outras;
. Variedades de mogango: mogango de pescoço, mogango, mogango casca grossa, dentre outras;
. Variedades de abóbora: abóbora, abóbora de pescoço, abóbora amarela de pescoço, abóbora de pescoço preta, dentre outras;
. Variedades de melão: melão p/ doce, melão, melão racha neve;
. Variedades de amendoim: amendoim, amendoim graúdo e amendoim miúdo;
. Alho e alho macho;
. Flor de Hibisco;
. Fava;
. Pepino;
. Tomate;
. Girassol;
. Cebolinha;
. Salsa;
. Couve;
. Ervilha;
. Cenoura;
. Pipoca;
. Arroz japonês e arroz sequeiro;
. Soja preta;
. Cúrcuma;
. Melancia e melancia de porco;
. Grão de bico;
. Porongo, dentre outras espécies.

 

Receitas

 

. Biju de mandioca - Ivone Rodrigues Machado;
. Bolacha beijo de alemão - Dilma Tereza Pavanato Puntel;
. Bolacha Caseira - Lizandra Rodrigues Züge;
. Bolacha de Açúcar - Daniela Fritz, Marli Fritz Lange e Jaqueline Fritz Bredow;
. Bolinho Rápido - Rosa Marlene de Mello;
. Bolo de Fuba - Nadir Seckler;
. Bolo de Mamãe - Jurandi Fritz Pavanatto;
. Bolo de Manteiga - Beloni Glassenap Nitz;
. Bolo de Melado - Eliane Darly Züge Alves;
. Bolo de Milho - Roseli Maristela Jaeger;
. Bolo de Repolho - Nadir Seckler;
. Cuca de Família - Nair Glasenapp Radtke;
. Cuca de Mandioca - Anivea Skolaude;
. Geleia de Mel e Limão - Maria Terezinha de Lara;
. Merengue - Cristina Renner Karsburg;
. Pão de Amendoim - Juracy Machado Golke;
. Pão de Amendoim - Margarete de Franceschi;
. Pão de Batata Doce - Maria Terezinha de Lara;
. Pão de Mandioca - Mariane Unfer Golke;
. Pão de Melado - Eliane Darly Züge Alves;
. Pão de Melado - Lorena Regina Beskow;
. Pão de Milho - Mara Elisa Beskow;
. Pão de Milho - Margarete de Francheschi;
. Pão de Milho - Marilei Floripo Zuge;
. Rosca de Polvilho - Nair Glasenapp Radkte.

 

Fonte: Emater-RS Ascar de Cerro Branco

 

Cerimônia de certificação

 

No dia 22 de agosto houve a cerimônia de confraternização e entrega de certificados dos cursos de habilidades manuais, desenvolvidos pela extensionista rural da Emater-RS Cristina Karsburg nos grupos de trabalhadoras rurais. 

 

O evento, que tem o apoio da Celetro, contou com a presença de mais de 90 pessoas no CTG Querência do Cerro Branco. As trabalhadoras rurais receberam certificados pelos cursos realizados durante os últimos três meses, sendo estes:

 

. GTRs Vivendo e Aprendendo de Alto de Cerro Branco, representado pela presidente Tereza Bock. Realizou curso de tricô com a instrutora Marlene Muller;
. GTRs Símbolo do Amanhã de Linha Santo Antônio, representado pela presidente Simone Rodrigues. Completou o curso de Habilidades Manuais de crochê e pintura, com a instrutora Suzana Danzmann;
. GTRs Mulheres Ativas de Rincão Bonito, representado pela vice-presidenta Beloni Nitz. Efetou o curso de crochê gigante com o instrutora Patrícia Muller.

Trabalhadoras rurais participam de cerimônia de certificação junto à Emater, Prefeitura e Celetro. Fotos: Emater-RS Ascar de Cerro Branco/ Divulgação

 

Entre as autoridades municipais, estiveram presentes o prefeito Edson Lawall, o vice-prefeito e secretário de Saúde Ivan Seckler, a primeira-dama e secretária de Educação Stela Lawall, e os secretários de Agricultura Paulo Unfer, de Obras, Charles Petermann e de Desenvolvimento Social, Rosane Beskow. 

 

Representando a Emater, a extensionista rural Cristina Renner Karsburg e o chefe do escritório, Hanei Verner Bredow. Da Celetro, o presidente José Benemídio Almeida, o vice-presidente Bertino Rech, o conselheiro Laércio Radtke, o gerente de Relações Institucionais Edson Moraes e o secretário geral René Rubner. 

 

Texto: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Gabinete

707 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerro Branco - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.